Torta Alemã
1 pacote duplo de biscoito Maria ou Maizena
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
250 g de açúcar
4 gemas peneiras
2 latas de creme de leite sem soro
Essência de baunilha
Calda para passar os biscoitos:
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
1 xícara de café de licor de cacau
Cobertura:
½ xícara de açúcar
1 colher de manteiga
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de leite
Modo de preparo:
Comece retirando o soro do creme de leite, depois disso deixe que o creme ganhe temperatura, ficará mais fácil para misturar na manteiga em temperatura ambiente depois. Faça uma calda em ponto de frio fraco com a água e o açúcar levando ao fogo e deixando até que atinja o ponto desejado, coloque o licor e reserve. Para a cobertura leve todos os ingredientes ao fogo e deixe por 10 minutos depois que começar a ferver, espere esfriar para utilizar. Bata na batedeira a manteiga, o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado e homogêneo, pelo menos 10 min, misture sem bater o creme reservado e a baunilha.
Montagem:
Coloque um pouco de creme no fundo de uma assadeira com fundo removível, monte como um pavê, colocando camadas de biscoito embebido na calda e mais creme. Termine com o creme, coloque a cobertura e leve ao freezer até que endureça, retire 30 min antes de servir para que descongele, ou deixe na geladeira de um dia para o outro.
DICA DO CHEF: ESSA TORTA É A PRIMA MENOS FAMOSA DA TORTA HOLANDESA, AMBAS CRIADAS NO BRASIL E SEM NENHUM PARENTESCO EUROPEU. A HOLANDESA LEVA BISCOISTOS COBERTOS DE CHOCOLATE EM UM DOS LADOS, QUE SÃO COLOCADOS NAS LATERAIS DA TORTA E NADA DE BISCOITO ÚMIDO COM CALDA DE LICOR.
Dicas cervejeiras para acompanhar a Torta Alemã:
A já comum combinação de chocolate com cervejas escuras inglesas será mais uma vez sugerida aqui, não pensando no chocolate, que nesse caso é minoria, mas principalmente na questão do creme com muitos elementos lácteos e sua combinação com o café das cervejas. Uma Russian Imperial Stout ou uma Baltic Porter são opções muito felizes nesse caso.