O salpicão português
Aqui no Brasil a primeira associação que se faz com salpicão é daquela salada de frango desfiado com cenouras, maçã verde, pimentões, passas e maçã verde, tradicionalmente servida na época das festas de final de ano, mas em Portugal o significado é bastante diferente.
Salpicão em Portugal é um embutido feito, tradicionalmente, com cortes mistos de suíno, fortemente temperados com alho, páprica, ervas e vinho. É preparado no formato de um salame, um pouco mais grosso. Macio ao corte e ideal para ser consumido sozinho acompanhando uma bela cerveja ou vinho, ou para entrar como ingredientes de sanduíches.
Existem versões, não tradicionais e mais incomuns, feitas com carne de frango e a mesma base de tempero, formato e defumação. Acredito que um português tradicionalista teria um ataque essa hora.
Em Vinhais região de Trás-os-montes, a receita é preparada desde o séc XVIII e hoje em dia o Salpicão de Vinhais recebe o selo de Indicação Geográfica e as obrigações começam nas condições de criação do porco da Raça Bísara em regime semi-extensivo, as suas condições de abate e corte, bem como as regras de preparo, marcação e acondicionamento.
Veja também:
Harmonizando cervejas e embutidos artesanais, take 3