Fortaleza – A terra do sol
Contando com lindíssimos hotéis de luxo, simpáticos e agradáveis bares, restaurantes magníficos, um comércio artesanal muito rico em diversidade, e mais de 25 km de belas praias, algumas com dunas de até 10 metros de altura, de areia branca, com enseadas de coqueiros e charmosas jangadas, a “Terra do Sol”, como foi carinhosamente apelidada, é um belo destino pra quem procura diversão, descanso e muita beleza natural.
A quantidade de praias que Fortaleza oferece é enorme, tendo em cada uma, diferentes opções de lazer. Se você prefere praias movimentadas, e bem estruturadas, a Praia do Futuro é uma boa pedida. Na praia de Porto das Dunas, você desfruta de tudo isso, e ainda de quebra pode se divertir no Beach Park – Um grande parque aquático com inúmeros toboáguas, muitas piscinas (inclusive com ondas) e até com um rio artificial de 300 metros de extensão.
Mas não é só de dia, quando o sol domina o céu, que Fortaleza é interessante. A Av. Beira Mar, também chamada de Volta da Jurema, é um ótimo lugar para se divertir a noite, já que lá existem muitos barzinhos no calçadão, freqüentados por muita gente bonita e animada. É lá também que funciona a tradicional feira de artesanato local (todos os dias das 16 às 22 h), aonde você pode e deve comprar lembrancinhas, e coisas típicas da região. Para quem gosta, a noite também oferece inúmeras casas de forró, uma das danças mais tradicionais do nordeste.
A culinária cearense é muito diversificada, a base dos pratos do litoral são os frutos do mar, prove a lagosta fresca. Misturando arroz, feijão, manteiga da terra, queijo e nata, temos uma obra-prima da culinária: o baião-de-dois. Paçoca, cuscuz, peixada, galinha a cabidela, são outras delícias da culinária típica de fortaleza, capazes de deixar qualquer turista de água na boca. Siriguela, cajarana, graviola são também delícias que complementam a fantástica culinária da cidade. E ainda tem o caju, um verdadeiro poema de sabor e beleza, exclusivo do litoral nordestino e um dos principais produtos de exportação do Ceará (castanha de caju, doces cristalizados, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça, sucos). Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte.
A foto mostra como a terra do sol é bonita também a noite.
Boa Viagem!
Elis Souza é guia de turismo credenciada Mtur, adora comer tudo e escreve a coluna de turismo do blog.
(19) 9691-1016
elis.turismo@hotmail.com
Márcia Maciel
4 de maio de 2009 @ 02:26
O blog está lindíssimo… Parabéns. Fortaleza é mesmo lindíssima. Especialmente vista de cima. bj.