E se a batata estiver muito aguada?
Essa é uma dúvida comum de qualquer pessoa que já tenha feito gnocchi (nhoque), salgadinhos com massa de batata, pão de batata, tortas com batata na massa e qualquer outra preparação que a batata cozida seja acrescida de farinha de trigo.
Quando a compra da batata é feita na feira é só perguntar ao batateiro qual é a melhor variedade para fazer gnocchi, ele falará, nos supermercados isso não é possível. Minha avó já fazia isso e foi com ela que eu aprendi, perguntar não custa nada e a feira é muito mais divertida.
Mas vamos imaginar que as batatas já estavam lá quando você chegou e que nos seus planos está fazer gnocchi, o que fazer sem saber se as batatas são boas ou não?
Vamos desde o começo, lavamos as batatas e não descascamos. Se as batatas forem ser cozidas na panela com água e sal elas absorveram menos água. Se as batatas forem cozidas no microondas precisam da casca para que não ressequem completamente, nesse caso fazemos uma série de furos com garfos e colocamos os tubérculos em um prato, sem água e deixamos cerca de 8 min. Vale lembrar que os microondas e as batatas são diferentes e que quanto mais batatas temos para cozinhar, maior será o tempo necessário, faça o teste do garfo, se estiver macia está pronta.
Uma vez cozida precisamos espremer, isso é normal, mas é nessa hora que percebemos de quanta água estamos falando. Se estiver aguada coloque em uma panela e coloque essa panela em um fogo bem baixinho, não pare de mexer, as batatas ficarão sequinhas e poderão ser usadas nas preparações. Não dá pra precisar esse tempo, mas não tenha pressa aumentando o fogo, tem que ser baixo e com bastante calma mesmo.
Só mais uma dica, espere as batatas esfriarem, não completamente para não ficarem granuladas demais, mas durante a perda de calor continua a evaporação e consequente eliminação de água.
Essa mesma técnica vale para abóbora, mandioca, mandioquinha, cenoura e o que mais vocês estiverem utilizando e estiver muito aguado.
Por Ronaldo Rossi
vera
3 de agosto de 2009 @ 23:44
ótima dica, vou testá-la nos meus preparos!!!!
obrigada
Cleber
9 de novembro de 2010 @ 00:56
Qual é a melhor batata para fazer Purê?
É a batata Rochedo?
Ronaldo Rossi
12 de novembro de 2010 @ 09:38
Fala Cleber
eu não conheço essa variedade
como eu passo o purê pela peneira fina não faz muita diferença a variedade, pq mesmo que ela esteja um pouco granulada, qdo passar pela peneira fica certinha
abração