Dadinhos de tapioca
Essa receita foi criada pelo Chef Rodrigo Martins do Mocotó, pela riqueza de sabor e simplicidade de preparo caiu rápido nas graças da galera, gosto de servir como aperitivo e acompanhado redução de cervejas com mascavo e pimenta.
Ingredientes:
1 litro de leite
500 g de tapioca granulada
500 g de queijo coalho ralado
sal a gosto
pimenta-do-reino à gosto
Modo de preparo:
Ferva o leite em uma panela grande, coloque um pouco de sal e a pimenta-do-reino. Tire do fogo e misture o queijo e a tapioca, mexa bem. Coloque em uma assadeira forrada com papel filme, faça uma camada de uns 2 dedos pelo menos, alise bem de cubra com mais uma folha de pepel filme. Leve à geladeira por pelo menos duas horas. Passado esse tempo corte em cubos e leve para fritar em uma frigideira com um pouco de manteiga no fundo, virando para que doure por todos os lados.
DICA DO CHEF: JÁ VI ESSA RECEITA SER FRITA EM IMERSÃO OU ASSADA, ACHO QUE A MANTEIGA É SEMPRE A OPÇÃO MAIS SABOROSA, MAS CASO QUEIRA ARRISCAR FAZER UMA DAS OUTRAS VERSÕES O RESULTADO SERÁ BEM LEGAL TAMBÉM.
Sugestão de harmonização: o estilo de cerveja que mais combinou com esse preparo não é o mais indicado para acompanhar uma entrada, mas isso é assunto para um outro post, minha sugestão é uma Wee Heavy: doce, forte, tostado e caramelado.