Cardápio lusitano (Recebido pela Internet)
O que vai almoçar hoje?
Há muitos motivos para se visitar Portugal. Mas um deles é, com certeza, a culinária regional. A minha balança é a maior testemunha de que por aqui se come e bebe muito bem. E como os prazeres da mesa merecem ser compartilhados, neste domingo pós-Natal faço a minha sugestão para um almoço à portuguesa aí na sua casa.
Lá vai.
Aperitivo – Punheta de Bacalhau:
Enquanto faz o almoço, nada melhor do que reunir os amigos para uma punheta rápida. É um bacalhauzinho desfiado, temperado com cebola, azeite e vinagre. Simples e dá muito prazer. Fácil de fazer, é uma boa opção para os solitários.
Entrada – Sopa de Grelos ou Sopa Seca que se Agarra às Costas:
Por alguma razão, a sopa de grelos é a preferida dos marmanjos. Já os que não se importam de ter algo agarrado às costas preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão.
Prato principal – Arroz de Pica no Chão:
É uma especialidade da região do Entre-Douro e Minho, no Extremo-norte do país. O Arroz de Pica no Chão é feito à base de frango e toucinho, levando os devidos condimentos. É um prato delicioso, mas um tanto pesado e por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de um “rala-e-rola” depois do almoço. Com Pica no Chão a coisa fica mais difícil.
Acompanhamento – Caralhotas ou Cacetes:
Uma refeição portuguesa tem sempre pão à mesa. As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar um português com o cacete na mão.
Bebida – Vinhos Portugueses:
Os vinhos são classificados por regiões e há para todos os gostos. Como é verão no Brasil, talvez seja bom optar por um vinho com aspecto mais leve e feminino. Pode escolher um Monte das Abertas (Alentejo), um Quinta da Pellada (Dão) ou, talvez, uma garrafa de Rapadas (Ribatejo). Mas se insiste em uma bebida mais encorpada e masculina, uma boa opção pode ser o Três Bagos (Douro). Ou, ainda mais intenso, um Terras do Demo (Beiras).
Sobremesa – Mamadinhas da Pousadinha de Tentúgal ou Espera-Marido à Transmontana:
A confeitaria portuguesa é muito rica e os doces conventuais são mesmo um objecto de culto. O Espera-Marido é um doce simples que se faz com açúcar, ovos e canela em pó. Já a mamadinha é uma das maiores delícias surgidas nos conventos.
Digestivo Licor de Merda: É uma bebida da região de Cantanhede, feita à base de leite, baunilha, cacau, canela e frutas cítricas. Quem experimentou diz que é uma merda, mas muito gostoso.
É como diz o velho deitado: “Eu, por exemplo, gosto de comer sapateiras, madalenas e trouxas”.
José António Baço, jornalista e publicitário
Se houver alguma imprecisão, culpe-se o autor do texto, que, até prova em contrário, é quem aparece aí em cima.
Por Ronaldo Rossi
Iracema Bernacci Sánchez
28 de fevereiro de 2011 @ 01:14
“Cardápio Lusitano”???
Ai-ai-ai, CHEF!
Foi recebido pela Internet? Rã-rã… Pode até ser, mas que teve o seu aval, teve.E, curiosamente, o “tal cara” (o suposto autor)tem uma “linha de pensamento” e umas “tiradinhas”, bem parecidas com as suas. Repare!
Áh, se eu fosse mais justa, deixaria o senhor de castigo:uma semana sem fazer comidinha, e duas semanas sem usar o seu chapéuzinho (“toque blanche”?). Pra aprender!
A Vila Isabel continua… boquiaberta!
Ira
EM TEMPO: Eu adorei, CHEF! E ri muito!
Boa semana! PRÓSPERA em todos os sentidos!
fui!
(Ansiosa pra preparar esse cardápio todo! hahahaha)
Ronaldo Rossi
28 de fevereiro de 2011 @ 16:58
hahahaha eu adorei qdo recebi e publiquei
e sabe que por causa desse humilde post eu fui proibido de entrar em um portal português, acredita?
pois acredite
beijão
Iracema Bernacci Sánchez
1 de março de 2011 @ 17:19
Essa é difícil de engolir, hein!?!
Afinal: eles têm ou não têm esses pratos no Cardápio? Esses, são ou não são legítimos pratos portugueses? Claro que são!
Agora, se veio um gaiato e “incrementou”, um pouquinho, os comentários… isso jamais será um problema seu.
E, todo mundo sabe que os nossos irmãos portugueses, também contam piadinhas sobre nós, os brasileiros. E, com razão, diga-se de passagem! Com as coisas que acontecem por aqui… só rindo mesmo!(Ou chorando!)
Mas,todo povo tem lá as suas características, cômicas e/ou trágicas,ora essa! Diferenças interessantes e bem-vindas, que acabam por enfeitar esse mundão de Deus! Graças a Deus!
No final, tudo acaba em pizza, churrasco, bacalhoada, e… com todos esses pratinhos aí de cima!BRASIL e PORTUGAL se amam! Desde 1500, quando a gente andava por aqui, pelado e pintado de verde!
beijinhos brasilianos para todos os lusitanos!
E pra tí, também!
Vila Isabel… ainda em suspense!
fui!
(“Teus olhos castanhos, de encantos tamanhos, são pecados meus…!” Linda canção!)
Ronaldo Rossi
1 de março de 2011 @ 18:01
o que o cara alegou é que esse não era o estilo de humor que eles queriam
e ficou por isso mesmo
eu não vou estressar por isso
beijão