BeerCON 2016 – Chef Ronaldo Rossi
Fiz inicialmente enquetes para todos os palestrantes do BeerCON, achei que seria uma bela oportunidade para que os amigos leitores do Blog do RR pudesse conhecer um pouco mais sobre o trabalho e questões pessoais daqueles que estarão passando parte da sua experiência no nosso congressso. A equipe do BeerCON (leia Ítalo, Camila, Bia e Marco) achou que eu também deveria ter uma entrevista publicada, aqui está então:
Equipe BeerCON – Qual foi a motivação do Ronaldo pra criar o evento?
CHEF RR: Sempre curti muito a área do ensino, dou aulas desde os 19 anos, fui professor universitário na área de gastronomia e como chef executivo o meu trabalho era ensinar as receitas e os processos dos restaurantes para as equipes de cozinha e salão. A cultura cervejeira ainda está engatinhando se compararmos com a gastronomia como um todo ou mesmo se for comparada com outras bebidas, como o vinho, por exemplo.
O projeto Cervejoteca fazendo escola, era algo que eu queria fazer desde o dia que imaginei uma lojinha de cervejas especiais: quem entende o que está degustando pode aproveitar melhor o que a cerveja tem para oferecer.
A propagação da cultura cervejeira é um trabalho de formiguinha, imaginei que poder trazer alguns amigos cervejeiros que tenham essa mesma vocação de ensino, seria uma forma de levar à lugares mais distantes o conhecimento cervejeiro.
Equipe BeerCON – Porque o BeerCON é o mais completo evento online da área?
CHEF RR: Primeiro fiz uma lista dos principais assuntos, depois acrescentei dentro deles subitens e fechamos com assuntos históricos como as origens da IPA e atualidades como questões tributárias depois da inclusão das cervejarias no simples, vamos envolver a gastronomia, turismo, música, coquetelaria, charutos e o processo produtivo como um todo, técnicas, processos, equipamentos…
Se mesmo com toda essa lista ficou faltando algum assunto, a segunda edição será ainda maior.
Equipe BeerCON – Por que esse foi o momento escolhido?
CHEF RR: Não houve grandes planejamentos nesse sentido, quando consegui juntar uma excelente equipe para a realização do evento, ficou claro que o momento havia chegado e aqui estamos nós.
Equipe BeerCON – Qual a contribuição desse evento para cultura cervejeira?
CHEF RR: Quero que seja um divisor de águas no nosso mercado, aproximar alguns dos melhores profissionais de todas essas áreas e os interessados em aprender um pouco mais sobre cervejas. Dois pontos muito importantes: sem custo e em qualquer local onde a pessoa estiver por ser um congresso online.
Equipe BeerCON – O que um cervejeiro caseiro vai tirar desse evento?
CHEF RR: Vamos falar de técnicas para produção caseira, de leveduras, lúpulo, malte… e para quem ainda nem é cervejeiro caseiro vamos ter até um guia de como montar a primeira cozinha para começar a produzir a sua cervejinha em casa.
Equipe BeerCON – O que um leigo total, mero interessado no assunto, vai tirar desse evento?
CHEF RR: Para que o leigo aproveite e se divirta muito com a galera ele só vai precisar de duas coisas: gostar de cervejas e ter vontade de aprender, o resto será fácil.
Equipe BeerCON – Por que os entusiastas da gastronomia precisam conhecer melhor o universo das cervejas especiais?
CHEF RR: Eu tenho mais de 21 anos de gastronomia e sempre fui um entusiasta das cervejas, mesmo quando as cervejas que estavam no mercado eram somente as populares. Eu nunca pude harmonizar ou indicar para eventos gastronômicos as cervejas das latinhas por elas não terem carga sensorial que justifique serem apresentadas para este fim. Contei tudo isso para lembrar que mesmo sendo esse entusiasta era refém do vinho na gastronomia (vale lembrar que eu gosto de vinho também, mas gosto muito mais de cervejas) e era só que tínhamos para falar de harmonização.
Se os vinhos são bons para harmonização com as variações de: branco, tinto, rosé, espumante e fortificado, imagina o que podemos fazer com mais de 140 estilos de cerveja, isso sem contar todas as variações de malte, lúpulo e levedura além de aromas e sabores extras como adição de frutas, madeiras, temperos, mel, café, defumado…
A cerveja é a bebida mais versátil de todas as bebidas, mesmo quem não conhece nada vai perceber isso com comparações simples em relação ao álcool, cor, sabor, aroma e intensidade.
Entender um pouco mais é o melhor caminho para aproveitar o que uma cerveja tem para oferecer, pensando no consumidor; conhecer melhor os processos e ingredientes é fundamental para que o cervejeiro caseiro possa melhorar a sua cerveja e estar atento as atualidades do mercado e poder conhecer um pouco mais sobre a sua história é fundamental para o sucesso do profissional de cerveja.
Fica aberto ao convite para que você estar conosco entre os dias 21 e 26 de novembro próximos, a inscrição é gratuita mas as vagas são limitadas, acesse www.beercon.com.br e faça a sua inscrição.
Abração
Ronaldo Rossi