BeerCON 2016 – Cesar Adames
Cesar Adames é Especialista em Bebidas e Charutos. Formado em Administração Hoteleira na UCS-RS, estudou o universo das bebidas destiladas na WSET-Wine Spirits Education Trust em Londres e Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie.Trabalhou nas revistas Gula e Prazeres da Mesa por 15 anos. Atualmente dá aula sobre bebidas nos cursos de Cozinheiro Chef Internacional e na Pós Graduação em Gastronomia Brasileira do SENAC-SP e na WSET/Enocultura (Wine Spirits Education Trust) de Londres alem de colaborar com diversas revistas. É co-autor do livro O essencial em cervejas e destilados publicado pela Senac Editora.
CHEF RR – O que os amigos que estarão conosco no BeerCON podem esperar da sua palestra sobre cervejas e charutos?
Cesar Adames: Pode esperar uma apresentação sobre este tipo de harmonização. Estilos e tipos de charutos e as possibilidades de combinações com cerejas.
CHEF RR – Não é de hoje que você fala sobre bebidas e charutos, é muito comum associar as baforadas com cognac ou whisky. Falar de charuto e cerveja é algo novo somente no Brasil ou em todo o mundo?
Cesar Adames: Sim é algo novo. Com o aumento de variedades e estilos de cervejas as possibilidades de combinação com charuto aumentaram muito também.
CHEF RR – Existem estilos que combinam e outros que não favorecem em nada os charutos? A pergunta vale ao contrário também, um charuto pode acabar com uma cerveja?
Cesar Adames: Sim para os dois casos. Cervejas com baixo teor alcoólico e estilos mais simples como a Pilsner podem ser superadas pelo charuto. E a escolha de um charuto mais encorpado também pode sobrepor alguns estilos que iriam bem com charutos mais suaves.
CHEF RR – De todas as suas experiências nesse sentido, você consegue destacar uma harmonização infalível, mesmo para aqueles que estão começando nas duas brincadeiras?
Cesar Adames: Sim o estilo Rauchbier é um clássico que não tem erro. Vamos valar mais sobre isso durante a apresentação.