Quanto custa montar um restaurante?

Essa é, sem nenhuma dúvida, a pergunta que eu mais ouvi nesses 12 anos como consultor em gastronomia. Como se existisse uma fórmula básica, que fosse só retirar da caixa e aplicar, mas infelizmente não é assim. E isso vale para montagem de um bar, ou de uma lanchonete, buffet, essa regra se aplica a todos os casos de estabelecimentos de alimentação.

O projeto para a montagem de um empreendimento requer muitas contas e projeções, o que indicará o sucesso ou o fracasso da casa, mesmo antes do primeiro prato ser servido.

Antes de qualquer outra questão é necessário saber exatamente quanto dinheiro pode ser investido, o que não quer dizer que todo ele será aplicado na reforma ou montagem da casa, não podem ser esquecidos: a primeira compra, as contratações, a burocracia, os treinamentos, parte visual, decoração, divulgação…

Em muitos casos essa conta não é feita, ou pior, nem é levada em consideração e o que acontece a seguir é o início da dependência dos juros bancários. A casa já está montada, não tem como voltar atrás, mas o dinheiro acabou.

Ou mesmo quando se consegue inaugurar, os primeiros quarenta dias da casa são dificílimos porque os valores recebidos dos cartões ainda não foram creditados, imagina então isso somado à esses juros dos bancos.

Às vezes o menos pode ser mais e esse é um desses casos, se o valor total a ser investido não contemplar perfeitamente até esse momento, com alguma sobra é recomendado diminuir o projeto e fazer algo que não gere surpresas desagradáveis no final de cada mês. Vale lembrar que os juros são uma bola de neve, não diminuem a não ser que você pague e caro por eles.

Um investimento de R$ 100 mil pode equivaler a um salão simples, com louças simples, com uma decoração simples em um lugar popular para atender umas 50 pessoas por serviço, ou pode equivaler à um salão top, com serviço top, com louças importadas em um bairro mais badalado para cerca de 6 pessoas. Esses números não são exatos; esse é só um exemplo, sei de casas que custaram muito mais dinheiro do que seria possível recuperar em 10 anos, mas eram um gosto pessoal do investidor e foram feitas.

Concluindo, uma casa pode custar aquilo que o investidor está disposto a apostar no projeto, se ele será bem feito, ou se vai gerar a renda esperada é outra história. Faça bem as contas antes de começar ou contrate ajuda profissional.

Por Ronaldo Rossi

PS: por favor leiam os comentários antes de repetir uma pergunta e eu não trabalho com adivinhação eu trabalho com números preciso de dados precisos para criar e desenvolver os projetos, se quiser conversar profissionalmente. por favor, mande um e-mail para falecom@ronaldorossi.com.br e daremos continuidade ao assunto.

Share

110 respostas a Quanto custa montar um restaurante?

  • Gianna disse:

    òtimas informações….Se alguém pensa em abrir um restaurante, com certeza, deve contratar um consultor profisional. Indico você !!!!! Uma ótima escolha !!
    Gianna

  • Angela disse:

    Ronaldo, boa tarde!!!
    Tenho um sonho “louco” de montar um bar/balada/restaurante… sei lá, sei basicamente o estilo físico da casa mas o resto e principalmete o que servir não faço a menor idéia.
    Me mande seu contato por favor pra gente discutir o assunto, quem sabe vc me ajuda a tornar esse sonho real.
    Grata. Ângela

  • ana disse:

    ila..quero abrir um retaurante mas nao sei se começo com um serviço de marmitez depois abro o atual…ate pq ate agora nao tenhu dinheiro algum mas posso conseguir assim q colocar os planos em pratica como se diz dinheiro nao eh problema eh soluçao… o que vc me sugere?como eu faço?

  • simon freitas disse:

    bom dia ronaldo; tenho um pequeno autocenter ja ha 13anos,mas o q me traz aqui q sempre tive vontade de montar um restaurante pequeno servindo somente massas e ja que estou chegando aos 41 anos acho q estou a fim defazer uma mudança em minha vida preciso de sua opiniao te agradeço um abraço te aguardo

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Simon
      sobre a sua mudança não posso falar nada, para ser justo eu precisaria conhecer mais as realidades
      mas as massas bem feitas sempre encontram uma boa quantidade de consumidores
      é uma área que eu gosto muito
      abração

  • Renata Vilma Maron disse:

    Sr.Rossi, já tenho um restaurante meu sistema é bufet, tenho por kilo e tbem o livre,+ são poucos,mais meu sonho sempre fpi abrir outro perto da univercidade, + o terrenos são muitos carro, estive falando com uma costrutora e ela tem um terro bem pertinho da univercidade, oque eu fasso? fico quieta no mue quanto, que tambem é alugel, o espasso é pequeno somente 88lugares,ou vou aluta agora que apareceu esta oportunidade?????

  • Gisele disse:

    Boa Tarde!
    Rossi sempre tive desejo de ter meu negócio próprio, surgiu oportunidade de adquirir um restaurante já em funcionamento, mas eu teria de fazer algum tipo de empréstimo para isso o que você poderia me indicar?

  • Cristina disse:

    Bom dia! Gostaria muito da sua opinião. Vou montar uma Rotisseria/Doceria bem simples, por enquanto, rsrsrs. Moro num condomínio de classe C onde residem umas 5 mil pessoas (a maioria pessoas sozinhas, familias pequenas e que trabalham fora o dia todo). Existe uma area comercial com algumas lojas dentro do condomínio (mercadinho, lan house, cabelereira, papelaria e uma vaga (minha hehehe). A Rotisseria irá fornecer massas prontas pra consumo imediato com molhos feitos na hora e congelados; lanches; salgados, doces e bebidas. As massas serão terceirizadas e o restante serão fabricados na casa. Irá ser Delivery mas com algumas mesas no local para quem quiser comer por ali mesmo. Irei abrir de 3ª a domingo (10h00 as 22h00). Ahhh, nos finais de semana e feriados fornecerei frango assado com batatas ao forno (sob encomenda). Pretendo fazer marketing através de folhetos, blog e pessoalmente também (com amostras de alguns produtos para restaurantes, docerias, empresas,etc). O sistema delivery será dentro e fora do condomínio. Acredito que, oferecendo as massas, pego o almoço e jantar; lanches e salgados a tarde e a noite e os doces o dia todo. O que acha? Estou no caminho certo fazendo esse tipo de planejamento? Sua opinião será muito importante pra mim, ok! Agradeço de coração se me retornar. Um grande abraço! Cristina

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Cristina
      vendo superficialmente me parece uma boa idéia
      precisaria conhecer os números e mais um pouco da sua realidade para dar uma opinião mais justa
      mas de qq forma, com alguns acertos no decorrer do processo, parece bacana sim
      boa sorte

  • Roberto Vieira disse:

    Boa noite Caro Rossi.

    Veja bem, estou querendo montar um restaurante de comida oriental no interior da Bahia, Senhor do Bonfim, porém a cidade tem apenas 86.000 habitantes e costumes sertanejos bem arcaicos (bode, buchada, sarapatel….essas coisas), esse é meu medo, pois questionei na cidade e nunca houve nada na cidade diferente, porém é uma cidade que promete, universidade federal sendo aberta…o que voce acha? O custo para abertura de um restaurante desses é alto? Tenho pouco dinheiro para começar, BNDES só empresta para empresa em funcionamento?

    Um forte abraço e desde de já agradeço!

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Roberto
      eu acho que qq projeto pode ser tocado desde que respeite o consumidor do produto que será vendido, se o seu caso é um restaurante mais fino, tome cuidado para que não seja um lugar que intimide os moradores locais
      esquema o BNDES para início de trabalhos
      junte mais um pouco de cascaio ou tente achar um sócio, se vc estivesse pedindo 1 bilhão de reais para um estádio inútil para a copa seria muito mais fácil conseguir do que algums simples milhares de reais
      paciência…
      abração

  • nena disse:

    Olá Ronaldo, gostaria de abrir um restaurante tipo self-service, bem “simples” porém aconchegante, até já tenho um lugar em vista só que só tenho R$ 20.000,00 e não queria empréstimo, voce acha muito pouco? Nena, João Pessoa Pb.

      • Marcio disse:

        Caí nesse blog meio ao acaso, gostei do post, porém acho que a resposta a essa pergunta em particular foi meio dura. Acredito que, com planejamento, pé no chão e bastante trabalho é possível sim montar um restaurante simples (o que não impede de ser bonito e organizado) e pequeno. É claro que não estou falando aqui de nada espetacular… mas, para um restaurante a quilo, que nao esteja em um grande centro, é possível começar sim com 20mil… até porque bastante coisa pode ser comprada em parcelas no cartão de crédito ou crediário (freezer, geladeira, etc…)

        • Ronaldo Rossi disse:

          olha só Marcio, o meu sentimento com esses post foi exatamente ajudar as pessoas
          eu não acho que vc consiga muita coisa com 20 mil, muito ruim seria se eu dissesse: ah meu amigo, vá sim que vc conseguirá
          faças as contas da reforma, da implantação da coifa, das pistas quente e fria, da compra das mesas e cadeiras…
          se eu tenho a credibilidade que tenho, não é pq eu falo coisas que as pessoas gostariam de ouvir e sim a minha opinião sincera
          se estamos falando de poder comprar no crédito ou crediário vc está contando com um valor maior do que os 20 mil
          eu torço pacas pra melhoria do mercado de gastronomia, o mercado de cervejas especiais, a mão de obra disponível, faço a minha parte respondendo a todos os que me perguntam, e dando as minhas aulas, mas em nenhum momento eu disse que as minhas opiniões seriam verdades absolutas e tomara que no seu caso eu esteja errado
          só não se esqueça de colocar em todas as suas contas o capital de giro, lembre-se que os primeiros 40 dias vc quase não terá entrada de dinheiro, nem tanto pelo baixo movimento do começo, mas sim pq vc terá que esperar o prazo dos cartões
          toda a sorte do mundo pra vc e se eu puder ajudar em mais alguma coisa estou por aqui
          abração

  • Maria Rathef disse:

    Olá Ronaldo Rossi,

    Primeiramente gostaria de parabenizar voce pelo maravilhoso trabalho e o seu diferencial “atenção dada a seus leitores”.
    Tenho um projeto que é montar um restaurante fora do estado, estou pegando ideias aqui do estado de São Paulo para levar, sendo assim gostaria de trocar umas idéias com voce a respeito.

    Desde de já agradeço sua atenção!
    Abraços.

  • oberdan Santos disse:

    Bom dia Ronaldo Rossi!!! Sou consultor de TI as 15 anos, mas sempre tive vontade de montar um restaurante com estrutura para 50 pessoas. Tenho o local e estou pesquisa a montagem da estrutura do mesmo, quero um negocio bem simples, mas que tenha diferenciais nos pratos e no ambiente. O forte na regiao sao os pratos de peixes e mariscos. Gostaria que me desse algumas dicas de como iniciar.
    Abraçõs,

  • EVERALDO disse:

    Gostaria de saber se tenho como abri uma Restaurante sem ter capital meu, no caso só com financiamento do banco.
    Ja tenho uma experiencia de comida portuguesa pois , meus pais tinham uma casa de pratos protugueses

  • giselle disse:

    OI RONALDO,QUERO MONTAR UM RESTAURANTE EM MINHA CIDADE MAS TENHO UM POUCO DE MEDO PQ JA TEM UM MUITO BOM,ENTÃO FICO PEMSANDO QUE O MEU TERÁ QUE SER MUITO MELHOR PRA SUPERAR A CONCORRENCIA,ME AJUDA, NÃO SEI SE ABRO MAIS SIMPLES OU MELHOR QUE A CONCORRENCIA?SENDO O DELES POR QUILO O MEU TAMBEM SERA

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Giselle e pq vc não inova o estilo do restaurante, do cardápio, do serviço?
      se já fizeram um self a quilo ai e aparentemente a cidade é pqn melhor pensar em outro tipo de estabelecimento
      o que vc acha?
      boa sorte

  • Francisco disse:

    Oi Ronaldo Rossi!!! Moro em londres a quase 5 anos e sou chefe de cozinha trabalho e um restaurante argentino,e gostaria de montar um restaurante no Brasil, como voce deve saber a argentina muito famosa pela carne e vinho e pretendo seguir essa mesma linha ,quero um negocio que valorize muito o ambiente e a comida, como uma estrutura de 50 pessoas.Gostaria de saber mais dicas suas.
    Agradeco
    francisco

  • jose diego disse:

    KRA muito bom esse blog..
    Moro em anapolis-go, e estou querendo abrir um restaurante no centro.. para o comercio popular, mas com um pouco de requinte sem cobrar caro. e fazer entregas de quentinhas delivery acho que isso seria genial.. mas preciso de ajuda, nao sou formado em gastronomia, mais aqui seria um otimo investimento. me ajude,, espero contato.

  • Siany Dias disse:

    Olá querido! Estou querendo montar um pequeno restaurante que vai funcionar da seguinte forma: pela manhã vamos fornecer café da manhã e no horário de almoço vamos fornecer o PRATO EXECULTIVO. Funcionará das 7 da manhã às 15 horas. Tenho R$25000,00 para investir. O que vc acha? Preciso muito da sua opinião. Obrigada

  • LUANA disse:

    OLÁ RONALDO ,gostaria de opinião , trabalhei há muito tempo como sócia de um restaurante no japan para brasileiros , fornceciamos comida self service e tb marmitex diarios para brasileiros que trabalhavam fora , mas estou no Brasil há algum tmpo pretendendo em abrir algo como marmitaria ,até mesmo um restaurante (am),gostaria de opiniões fico preocupada com parte de ser tudo diferente aqui no brasil ! o qto de base o incial precisaria $ ?

  • Deivson Lima disse:

    Ótimo Post, um exemplo para quem deseja montar um restaurante, que é o meu caso, já tenho tudo esquematizado na minha cabeça, o problema é que não consigo dá prioridades, não sei por onde começar, na verdade não sei como colocar o projeto no papel, por isso sinto a dificuldade de por-lo em prática, eu entendo que tempos que calcular os “lucros” e gasto, mas como fazer isso? com que base?

    seria possível calcular preços antes de dar os primeiros passos?

  • renato cruz disse:

    bom dia, meu caro trabalhei há 15 anos na alta gastronomia aqui em Belo Horizonte, no restaurante a favorita,como garçom e maitre vou montar um restaurante para atender lojistas e comerciantes em geral descobri um ponto fantastico, fiz uma pesquisa de mercado e terei alguns concorrentes a minha pergunta é a seguinte:como devo investir as minas reservas como poderei calcular o lucro,uma vez que será o serviço de self sem balança desde já agradeço abraços gastronomicos

    • Ronaldo Rossi disse:

      olha Renato colocar preço em self service é bastante complexo
      mas de uma forma simples (e que pode falhar) some os gastos de 3 ou 4 dias, some os custos fixos proporcionais e divida pelo número de refeições projetadas
      vc terá mais ou menos o custo por pessoa
      isso é uma conta burra eim, eu mesmo não faria assim em uma casa minha, o outro trabalho envolve fichas técnicas e muito trabalho burocrático
      boa sorte

  • Weberton disse:

    Boa Tarde Ronaldo.
    Moro em Vitória E.S, sou médico 10 anos de profissão, começei agora a fazer gastronomia, me formo daqui a dois anos e meio, tenho a vontade de montar um restaurante,ou um espaço de eventos para 100 pessoas, penso em algo moderno, atual, bem legal, de quanto seria o investimento, e o retorno deste? Aguardo contato penço em uma consultoria que possa por em prática após formar. Obrigado.

  • Carolinne disse:

    Olá Ronaldo!
    Tenho um sonho de montar um bar/balada/restaurante… sei mais ou menos o estilo que quero, tenho R$ 100 mil , acha que da para começar ? Preciso de dicas.. alugo um ja pronto?? Obrigada!

  • leonardo cabral pioli disse:

    boa tarde!!!

    Em relaçaõ a sistema expecifico para restaurante de pequeno porte , onde serão feitos pratos prontos e com serviços de entrega… qual o melhor suporte de sistema eu uso e quanto em media vou gastar?

    • Ronaldo Rossi disse:

      fala Leonardo
      minha sugestão pra vc é testar mais de uma opção, escolha alguns com suporte que atenda no seu restaurante e peça para testar, assim vc poderá calcular preço e ver se atende as suas necessidades
      sobre a produção, não entendi exatamente o que vc quis perguntar, mas para que eu implante uma segunda cozinha somente para parte da produção tem que ser muito grande a produção, não acho vantagem nenhuma nessa separação
      abração

  • Roberto disse:

    Olá Ronaldo!
    Minha esposa, um sócio e eu estamos nos primeiros passos na montagem de um restaurante. E gostariamos muito de um contato pessoal com vc, isso é possível?

  • helena marques disse:

    boa noite Ronaldo. tenho um sonho desde muito jovem ter um restaurante. tenho uma casa de campo e gostaria de fazer um restaurante so de finais de semana. (sabado e domingo). gostaria de otar em comidas tipo fazenda e doces de sobremesas tambem tipo fazenda. o que voce acha da minha ideia? agradeço sua atenção.
    Helena.

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Helena, me soa bem
      gosto sim, o trabalho não é fácil pq vc tem usar toda a matéria prima em dois dias, nada pode sobrar pra semana seguinte ou vai estragar
      mas se bem trabalhada, a idéia é boa sim
      boa sorte

  • Marcos Paulo disse:

    Olá Ronaldo , tenho um açougue a 15 anos , e por não depender do Produto principal tenho vontade de abrir um restaurante para aumentar o lucro ou quem sabe descobrir novas áreas , pois sempre gostei de cozinhar , o que acha da minha idéia , obrigada pela atenção

  • CAMILA disse:

    Olá,

    Gostaria de saber qual o lugar mais perto de Salvador para se comprar ingredientes para comida grega, queijo feta, azeite, iogurte.

    Grata,

    Camila Miranda

  • leandro disse:

    oi Ronaldo
    Achei suas ideias incriveis, entao tenho um sonho de montar um restaurante, mais sempre fiquei com medo porque a competencia e grande. Mais acho que tenho uma ideia diferenciada, mora a 16 anos na espanha, e gostaria de montar algo parecido com os daqui, tipo so servir porcoes(algumas coisas daqui que sao de custo barato mais novidade ai no brasil) bom enfim como faço pra trocar umas ideias com voce a respeito de detalhes que nao acho informacao. Obrigado.

  • nilzete disse:

    Boa noite… tenho um terreno gostari de montar um restaurante pela manhã, vamos fornecer café da manhã e no horário de almoço vamos fornecer o PRATO EXECULTIVO. Funcionará das 7 da manhã às 19horas. Tenho R$25000,00 para investir. O que vc acha? Preciso muito da sua opinião. Obrigada. NILZETE

  • Elizenias disse:

    Olá, eu estava pensando em montar um pequeno bar/restaurante. Tenho um ponto de 50 m2. Num shopping, porém fora da praça de alimentação. Eu gostaria de dispor uma decoração voltada no tema músicas de bossa nova e anos 80. E colocar um piano (daqueles de parede, não aqueles de cauda). A pergunta: em 50m2 dá para colocar uma pequena cozinha e mesas? Daria para um pequeno restaurante para ‘Quantas’ pessoas?

    • Ronaldo Rossi disse:

      olha dá pra fazer dá
      mas não teria mais do que umas 12 ou 16 pessoas por vez na casa
      vc teria que fazer muitas contas no sentido de valer a pena os custos disso td, principalmente pq shopping tem um alto custo de condomínio
      eu não arriscaria
      boa sorte
      abração

  • OLÁ RONALDO, VEJO QUE VC É A PESSOA CERTA Á ME ORIENTAR.GERENCIEI RESTAURANTE E SOU MAITRE MAS CANSEI E COMO TODOS MONTAR O MEU É UM SONHO.SEM GRANA,COM GARRA,CONHECIMENTO E CONTATOS,DESEJO UM RESTAURANTE PQ,PRATOS EXECUTIVOS, RÁPIDOS,PETISCOS E DRINKS.POR ONDE COMEÇO?ME AJUDE POR FAVOR,OBRIGADO

  • samuel disse:

    Bom dia Ronaldo Rossi
    sou portugues e eu e o meu irmao esta mos a pensar em investir num restaurante no brasil, vc podia me dar umas dica????
    como pode mos fazer isso sendo nos portugueseses, ja anda mos por muito lado e ninguem consegue dar uma resposta concretas…
    se vc nos pode se ajudar agradecia muito…
    abraços

  • danilo disse:

    olá ronaldo estou com um projeto de abrir um pequeno retaurante em minha cidade gostaria da sua ajuda para saber qual seria o investimento necessario se puder responder no meu e-mail grato

    • Ronaldo Rossi disse:

      fala Danilo
      não tenho como te dar esse número, é impossível
      existem restaurante de 80 mil
      outros de 6 milhões
      cada projeto é único
      vc arruma o dinheiro e depois vai ver o que dá pra fazer dentro da realidade, como por exemplo o aluguel, número de mesas e cadeiras, tipo de serviço…
      boa sorte
      abração

  • Bruno disse:

    Ola Ronaldo! Tudo bem ?

    Como a grande maioria aqui, tenho vontade de ter meu restaurante. De inicio não penso em algo grande, penso em crescer conforme o sucesso, porém não tenho o dinheiro, pretendo montar um projeto para apresentar para investidores. É exatamente ai minha duvida. Como poderia fazer esse projeto, pois sei que tenho que colocar muitas coisas, mais não sei por onde começar. Tem algum lugar onde eu possa pesquisar melhor sobre isso ?

    Obrigado.

  • STELIOS disse:

    Olá,

    Eu estou em fase de pesquisa e cursos no SENAC para tentar colocar em pratica minha ideia de abrir um restautante de comida caseira GREGA. (50 pessoas)
    Podemos conversar?

    PS: Eu sou Grego!

    Abs,

    Stelios

  • katy disse:

    td bem?eu moro na italia e meu marido cozinha muito bem pastas todos tipos de pastas e sugos doces etc,o sonho dele è abrir algo pequeno pois ele nao tem experiencia com restaurantes pq nunca teve nem trabalhou em um,ele faz massas doces e tds da minha familhua que moram aqui comem e aprovam,de inicio temos 60 mil,estavamos pensando em algo k leve pra casa comer em casa tipo porçoes lasanhas pastas etc,e umas 3 mesinhas pra refeiçoes velozes tipo pf.o k vc acha?sou de salvador

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Katy
      a primeira coisa é começar a olhar a cozinha como algo profissional, já vi muita gente que cozinhava muito bem e que na hora de gerenciar uma produção não sabia nem por onde começar
      eu acho que a primeira coisa que o seu marido deveria fazer é passar um tempo em uma cozinha profissional e ver se é isso mesmo que ele quer pra vida, o mundo real da cozinha é muito menos glamoroso do que é mostrado na tv
      fora isso, mesa para 3, 4 ou 50 é trabalho extra, funcionários para servir, atender, lavar…
      salão é muito mais complexo do que só produzir e vender
      boa sorte para vcs

  • alex disse:

    ola meu querido tudo bem, Ronaldo pretendo abrir um restaubalada mistura de restaurante com balada, seria um ambiente, descontraído com musicas eletrônicas, não muito grande porem bem trabalhado com detalhes misticos a meia luz e colocar uma boca de luz claro bem em cima da mesa, tenho 80 mil reais e gostaria muito de sua opinião, sera que esta combinação daria certo aguardo seu concelho

  • cristina de andrade disse:

    quero abrir um restaurante popular mas na minha cidade ja tem alguns self serve quero uma coisa diferente o que faço ? estou aceitando sugestoes até porque estou apenas no começo das ideias devo demorar no minimo uns dois anos p chegar la

  • Edimilson disse:

    Ronaldo eu gostaria de saber quanto custa por pessoa em um self service, eu vi em uma pesquisa que por pessoa custa 7,50 o que vc acha. E eu tb mandei um e-mail pra vc mais expecificado… borigado ronaldo

    • Ronaldo Rossi disse:

      caro Edimilson
      estamos falando de um buffet com camarão, bacalhau, cortes nobres, queijos?
      essa conta não existe
      cada caso é um caso e deve ser calculado
      esse tipo de atitude de pegar uma conta que os outros já fizeram e querer aplicar no seu restaurante é o que leva a maior parte das casas a não passar do primeiro ano
      cuidado
      boa sorte

  • Gleice Nucci disse:

    Oi Ronaldo tudo bem?Gostaria de uma pequena ajuda,estou no momento de planejamento de abertura de um bar e petiscaria tenho quase tudo em mente porém a parte de cardapio ainda está confusa gostaria de sugestões sobre petiscos de preferencia diferente pois minha analise de publico da cidade diz que eles gostam do comum mais querem ser surpreendidos por algo novo e simples..Desde já agradeço..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seja bem vindo
chef ronaldo rossi
um pouco de twitter