O melhor tempero para churrasco

No post sobre carne maturada e em outros e mesmo por e-mail recebi várias vezes a pergunta sobre qual seria o melhor tempero para as carnes de churrasco, a resposta é simples: sal grosso.

Quem me conhece sabe bem como eu acho que o mais simples é quase sempre mais gostoso e que sou radicalmente contra complicações.

Essa regra vale muito em se tratando de churrasco, uma carne bem escolhida será macia e não precisará de nenhum outro produto para ajudar nesse processo. Não precisa temperar antes, inclusive nem deve, coloque o sal grosso antes de colocar na brasa, retire o excesso e leve para grelhar.

Algumas carnes não são indicadas para churrasco, o que não quer dizer que elas não sejam saborosas, mas não adianta querer coloca-las em uma churrasqueira e imaginar que depois de assar você encontrará uma carne macia e suculenta.

Os amaciantes de carne são feitos com papaína, retirada do mamão e bromelina retirada do abacaxi; por isso as marinadas feitas com as essas frutas. Prometo fazer um post só sobre esse tema, mas não é o caso de hoje.

Voltando aos temperos, como nem só de carne vermelha vive o churrasco existem outros ingredientes que podem entrar muito bem para temperar carnes de porco, peixe, frango, cordeiro…

O peixe é um caso a parte, ele entra no sal com alguns temperos frescos e alho, no mais, uma pimentinha, um azeite e pronto.

O frango, o porco e o javali acabam tendo o mesmo princípio de temperos. Um pouco de vinho branco seco, um pouco de suco de limão, sal, pimenta, alho e dai pra frente é uma questão de gosto pessoal, escolha entre mostarda, laranja, vinagre balsâmico, mel… A dica aqui é deixar a carne marinando de um dia para o outro, pra que o tempero possa penetrar. Não utilize peito ou lombo, certamente ficarão secos. O javali merece ser feito só com sal, a carne tem um sabor muito especial.

O cordeiro é um caso a parte, quem gosta dessa carne e já comeu em um churrasco sabe o quanto é especial. Pode escolher entre vinho branco e tinto, tanto faz, um pouco de alho, uma erva de sabor forte como alecrim, manjericão ou hortelã, sal, pimenta, e pelo menos 24 horas no tempero.

A dificuldade do cordeiro é que os seus cortes variam em tempo de preparo e se forem colocados juntos alguns podem ficar crus enquanto outros estão no ponto ou mesmo alguns torrarem, escolha a mesma variedade de carne como costeletas, ou carré, ou pernil…

Amanhã tem mais,

Ronaldo Rossi

Share

6 respostas a O melhor tempero para churrasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>