As melhores cozinhas do mundo

Quando escrevi semana passada sobre a fusion cuisine estava inicialmente com a intenção de escrever sobre o ranking das melhores cozinhas do mundo, não é sempre que dá pra controlar a criatividade e ontem ela estava tendendo a falar sobre combinações na cozinha.
Sem enrolar mais, vamos lá, o ranking das melhores cozinhas do mundo:

1 Tailandesa
2 Árabe
3 Italiana
4 Mexicana
5 Francesa
6 Indiana
7 Brasileira
8 Chinesa
9 Portuguesa
10 Churrasco – como assim?

Antes de começarem a me xingar deixem eu explicar.

A cozinha tailandesa é completa, o conceito é completo, misturar em cada receita cada um dos elementos: doce, salgado, amargo, ácido e picante (o agridoce é coisa de criança se comparado com isso). A busca pela harmonia e essa combinação resulta, pra mim, na cozinha mais rica do muno. As vezes imagino se lugares como França ou Espanha tivessem tanta diversidade, se mesmo sem tudo isso há uma empáfia, imagina se tivessem então.

O conceito da cozinha árabe também é fantástico, mais ou menos assim: quanto mais melhor não importa muito o que. As famílias árabes levam os pratos para se encontrarem mesmo sem saber o que as outras estão fazendo também, resultado, uma mesa enorme e farta. Não há tantos ingredientes como a tailandesa e quase nenhum glamour. A maioria das preparações é feita para ser consumida sem talheres, com as mãos mesmo, usando no máximo o pão árabe como base. Um ponto enorme fica por conta dos doces árabes, adoro. Ah, vem do mundo árabe uma das maravilhas do mundo gastronômico, a coalhada seca.

Falar da cozinha italiana é fácil, todos conhecem , todos já comeram, todos tem boas lembranças e outras nem tão boas assim. O ponto alto da cozinha italiana é a simplicidade, é cozinhar coisas simples, é adaptar ingredientes rústicos com outros que estão a mão para poderem, juntos, criar inúmeros pratos. Olha a honra de ter criado: pizza, panetone, bruschetta, crostata, mortadela, parmegianna, gorgonzola, o macarrão nem faz falta pra essa lista.

O México ser citado em quarto lugar é puro gosto pessoal, adoro pimentas, acho mas não só isso. O lugar do mundo que primeiro utilizou o cacau merece algum tipo de glória, o chocolate mundial deve alguma coisa para os mexicanos. Brincadeiras à parte, a mexicana não tem glamour, muita coisa é a cara de fast food, se mal preparada o ardor toma tanto gosto que não se sente gosto de outra coisa, mas pro meu paladar é maravilhosa.

Vou precisar acho que bem mais de um post, se eu não tomar cuidado vou acabar escrevendo um livro aqui.

Posso exclamar que a cozinha francesa é o sinônimo mais próximo que consigo encontrar para glamour. Não serei eu que irei falar mal da cozinha francesa, uma cozinha que tem sua base no vinho, na manteiga e no creme de leite não pode ser ruim. Muita coisa mudou desde que esse tripé virou uma referência mundial, hoje as receitas são muito mais leves, mas continuam sendo a mais glamourosa do mundo, não dá outra, os melhores do mundo em se tratando de vinhos, queijos, manteiga, pães, pâtisserie…

Amanhã tem mais.

Share

3 respostas a As melhores cozinhas do mundo

  • Fatima disse:

    Rossi uma correção daria um sentido mais agradável ao teu texto com relação a cozinha italiana; eles não criaram o formato da pizza foram os povos do oriente médio. Não criaram o macarrão foram os chineses, os pães já fazem parte da mesa dos povos há 6000 anos as frutas incorporadas à massa estão na tradição de muitos povos e o queijo também data de 6000 mil anos e que conta a lenda foi feito acidentalmente por um mercador árabe. Aliás, Rossi, os povos do oriente de uma forma geral são o berço da cozinha que temos hoje. Esses dias vi um insulto na página do UOL uma receita de sushi italiano aafff sem contar esfinha italiana o sorvete (chines)e tantos pratos usurpados sem a menor consideração do povo de origem. Não é mudando um ingrediente ou o nome dele que vamos desconsiderar a cultura que carrega cada alimento. Há de se ter cuidado ao tratar desse assunto. Que achas? Abraço.

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Fátima
      não falei que os italianos criaram o pão, disse que o macarrão não faz falta na lista de criações deles, ou seja, tb não foram eles
      tanto sei da importância da cozinha oriental que a cozinha árabe é colocada em segundo lugar, e com por influências de colonizações sabemos que muitos dos ingredientes e técnicas foram passados aos povos europeu
      td o que eu costumo falar e escrever sobre a globalização da cozinha cita a perda da identidade dos lugares, dá uma procurada em outros post tanto no blog como no portal,
      mas obrigado pelas sugestões, são sempre bem vindas
      beijão

  • Fatima disse:

    Grata pela resposta Rossi. Gostaria de te dizer que fiz uma observação prá um assunto que me chama a atenção sem desmerecer a qualidade de teu site que é clean, fácil de buscar, receitas maravilhosas, linguagem simples, parabéns!!! Já anotei algumas das tuas receitas. Tenho uma que é especial aqui em casa, uma amiga me passou e fiz algumas alterações e dei o nome de minha filha à ela por motivos óbvios, ela é apaixonada. Eu a uso em sanduiches, tortas salgadas, recheio de ovos… Já postei-a no mixirica e no + voce. Espero que goste. Abraço.

    Maionese preferida da Emília

    01 ovo
    01 colher de sobremesa de açúcar
    01 colher de sobremesa de mostarda
    01 colher de sobremesa de alcaparras
    01 limão (sumo)
    02 fatias de 0,5 cm de cebola com todos os anéis
    01 colher de café rasa de sal
    Óleo até dar ponto firme de maionese. Se necessário desligue liquidificador mexa e continue a bater agregando mais óleo.

    (ctrl c ctrl v fica mais fácil ;))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seja bem vindo
chef ronaldo rossi
um pouco de twitter