Como retirar a baba do quiabo

quiabo

Existem muitas teorias e muitas maluquices no que se refere à tirar a baba do quiabo, há quem não ligue e há quem não possa nem ouvir falar do legume, exatamente por causa da baba.
Os mais antigos vão falar para pegar o quiabo e corta a “cabeça” na diagonal, pode fazer, eu não acredito que a baba tenha medo de sair se o corte for nesse sentido.
Outros dizem para cortar e depois colocar de molho em água com limão ou vinagre, que a baba sai na água, de fato, boa parte da baba sai, e depois desse processo é só lavar em água corrente e utilizar na preparação, é assim que fazemos o caruru e outras preparações em que o corte seja pequeno.
Particularmente eu corto os quiabos, lavo, seco bem e levo para uma frigideira, com um fiozinho de óleo e deixo fritar em fogo alto, a baba seca naturalmente, depois de frito eu faço salada de quiabo, coloco no frango com quiabo, carne com quiabo….

Por Ronaldo Rossi

Share

45 respostas a Como retirar a baba do quiabo

  • cida disse:

    a “baba” do quiabo possui vitamina A e B, acido fólico, e ajuda a diminuir os níveis de colesterol e açucar no sangue, então deve ser consumida. Uma dica para não ver a baba é cozinhar os quiabos inteiros, depois corte só as pontas, e ao meio. Não fazer picadinho. Use suco de limão no cozimento.
    e consuma a babinha que é bem nutritiva.

  • Yone Lins disse:

    Adorei sua sugestão,concordo a respeito de ñ tirar a baba do quiabo. Devemos sempre procurar consumir as vitaminas q tem nos alimentos e frutas. Obr….

    • Ronaldo Rossi disse:

      oi Neuci
      as vitaminas se perdem de diversas formas, no calor por exemplo, nesse caso não importa de será frito em imersão de óleo ou refogadinho
      mas quando digo frite e vc diz refogadinho estamos dizendo a mesma coisa
      beijão

  • débora disse:

    olá meu querido!!!!!!!!!!!!!!!!meu cunhado tbm é chefe de cozinha gostaria muito que vc falassa um pouquinho com ele pois sei que ele ficaria muito honrado !!!!!!!!!!!!!se puder eu agradeceria !!!!!!!!!!!!!!!!um beijão e obrigado pela dica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • aldenor disse:

    Oi Ronaldo Rossi, eu sou aldenor trabalho como cozinheiro num flat para terceira idade, apesar de gosta muito da profissão as vezes fico muito chateado com as reclamações pois agrada los é muito difícil,por isso se for possível gostaria de receber algumas dicas de livros, com preparações de carnes e molhos guarnições. obrigado

    • Ronaldo Rossi disse:

      Xiiiiii meu amigo
      agradar terceira idade não é fácil
      temos as colunas dos livros aqui no blog e no portal, de uma olhadinha
      mas posso te uma uma diquinha simples, para a maioria deles o menos é mais, ou seja, pouco molho, pouco sal, pouca pimenta, poucas combinações e ingredientes que sejam de facil mastigação, digestão e de preferência não tenha sido frito
      haha
      parece loucura, não é?
      dá uma pensada em td isso e tenta adequar o seu cardápio com um tanto de legumes e verduras
      espero ter ajudado
      abração e boníssima sorte

  • joyce disse:

    gostei da sua dica sobre o quiabo vou fazer,pois estava procurando dicas sobre o mesmo,preciso fazer um frango com quiabo por isso fui em busca.um abraço

  • Rafaella disse:

    Adorei a dica para retirar a baba do quiabo!!!Meus pais tbm são chefs de cozinha,mais só sabiam o velho macete de agua com vinagre!!!E eu como filha de chefs,adoro ir pra cozinha,e é sempre bom estar antenada à novas dicas e receitas.Beijos

  • iva disse:

    ai ai hoje vai ser a primeira vez que vou fazer um frango com quiabo para o meu maridinho…só espero que de certo..sou africana e ele mineiro uai!!
    agradeço a dica…depois digo como saiu..kk

  • Luiz Fernando disse:

    Ola Ronaldo Rossi,

    Olha meu pai é louco por culinária apesar de ele não trabalhar nessa área adora cozinhar, sua especialidade é realizar uma torta delicioça de sardinha. mas as vazes fico cansado de tanto comer ela sera que você poderia indicar uma receita de torta fácil e rápida??

    Obrigado

  • Babi Mendonça disse:

    Mais gente,

    Ja viu mineiro que não gosta de frango com quiabo?!? :)
    Pior que eu ja e fico revoltada da minha vida rs

    Olha, com baba, sem baba, fritinho com carne moida, cozido com frango, de toda e qualquer forma eu amo essa coisinha verde rs, acho uma pena quando não provam e ja ‘julgam’ o coitadinho, não sabem o que estão perdendoo rsrs

    A proposito, eu faço assim mesmo, igual você Rossi, lavo e seco bem sequinho, fica deliciaaaaaaaaaa
    Também tenho um pai chef, mas acho que, apesar de cozinhar, eu sirvo mesmo é pra comer hahaha

    Primeira vez no blog,surpresa boa…

    :)

  • Babi Mendonça disse:

    Oi Rossi,

    Olha, dependendo da pessoa você pode servir sim rs, alias, acho que ai em SP não né, aqui em Minas, os chefes podem fazer o que quizer, desde que tenha aquele jeitinho mineiro no sabor rsrs..

    Eu quem agradeço, uma delicia suas receitas e suas prozas rs

    BjO querido,

    Muito sucesso pra ti!

    • Ronaldo Rossi disse:

      Fala Hamissés
      vc pode colocar os ovos direto da água quente em água fria, isso dá uma esfriada rápida,
      se vc precisonar os ovos sobre uma superfície vai ajudar a descascar mais rápido tb
      abração

  • Jocely Oliveira disse:

    Oi, Rossi.
    Eu sou um fã do “criticado” quiabo. Sou apaixonado por quiabo, gosto muito de cozinhar. Nunca comi quiabo sem baba, e acho que ele é bom de todo jeito. Estou com a idéia de amanhã tentar fazer Doce de quiabo, não sei se vai dar certo. rsrsrsrsrsrs Um abração.

  • maria madalena gonçalves disse:

    Olá Rossi!!
    13/maio/2010
    Gostei das dicas que encontrei aqui, mas quero dizer que gosto muito do danado do quiabo, com ou sem baba, bom d ++++!!!

  • Angela Jiurgiu disse:

    Gostaria de contar como preparo o quiabo aqui em casa. Aprendi com a minha mãe, que era mineira.
    Escolher os mais novinhos, lavar e secar. Os cortes podem variar para modificar os pratos. Refocar numa panela com oleo e alho bem quente, temperar com sal e acrescentar água fervente. Deixar secar. Ela me ensinou que o segredo para eliminar a baba era a água fervente. Quando preparo dessa forma realmente fica sequinho. Abraços.

  • Déborah Rodrigues disse:

    Oi Ronaldo, tudo bem?
    Gostaria de saber mais sobre suas recitas,você possui algum livro de culinária?
    Agradeço desde já, que Deus te abençõe.

  • Heleny disse:

    Olá! experimentem esta receita: 1-Bater no liquidificador 1 cebola e 5 dentes de alho com meio litro de água e pouco sal. 2- Levar ao fogo essa mistura e os quiabos cortados em pedacinhos e cozinhar a gosto. 3-Acrescentar proteína texturizada de soja (PVT) em quantidade suficiente para absorver toda a água restante e a baba. 4-Temperar com molho shoyo. Mexer até ficar bem sequinho e desligar o fogo. A baba some, fica sequinho. (Se necessário, acrescentar mais água para amaciar a PVT ou acrescentar mais PVT para absorver a água.)A PVT é rica em proteínas e a baba tem muitas vitaminas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>